Datas Comemorativas

Surgimento do Dia do Índio

abril 19, 2011o¤° SORRISO °¤o



Em 19 de abril de 1940 delegados indígenas se reuniram pela 1ª vez em assembleia no Congresso Interamericano em Patzcuaro no México e todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.

Essa assembleia discutiu várias questões entre elas a criação do Dia do Índio pelos governos dos países americanos. Este dia seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições. No Brasil, o Dia do Índio foi instituído pelo presidente Getúlio Vargas em 1943 através do decreto lei número 5540.

Segundo fontes oficiais, o Brasil tem hoje cerca de 560 terras indígenas e aproximadamente 460 mil índios. São 206 etnias concentradas, em sua maioria (70% do total), numa parcela da Amazônia Legal que engloba seis Estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará. Além disso, a Funai (Fundação Nacional do Índio) também registra a existência de 40 povos isolados na Amazônia Ocidental.

Em densidade populacional, os seis maiores povos indígenas do Brasil são Guarani (30 mil), Ticuna (23 mil), Kaingang (20 mil), Macuxi (15 mil), Guajajara (10 mil), Yanomami (9.975).

19 DE ABRIL
DIA DO ÍNDIO

Beijos mil! :-)
Criss

Você Também Vai Curtir

2 brincadeiras

  1. Olá anjo,
    Não sabia da existência do dia do Índio, povo cada vez mais ameaçado pelo avançar dos actos das populações ditas civilizadas.
    Uma óptima homenagem ao índio.
    Fica bem amiga querida
    Beijinho doce

    ResponderExcluir
  2. Um assunto sério que merece o respeito e o carinho de todos. Infelizmente, não é isso que vemos, muito pelo contrário.
    Criss, onde você esteja, tenha um Páscoa de muito amor e paz!
    Muitos chocolatinhos também, rs!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato