Datas Comemorativas

Dia do Índio - 19 de Abril

abril 19, 2015o¤° SORRISO °¤o



Dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Data criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas. Mas, por que foi escolhido o dia 19 de Abril? Qual a relação desta data com os índios?

Tudo começou em 1940, quando foi realizado o 1º Congresso Indigenista Interamericano, em Patzcuaro, México. Este congresso contou com a participação de diversos líderes indígenas do continente americano, assim como autoridades governamentais de muitos países das Américas.

Nos primeiros dias de reuniões, os índios não compareceram, pois estavam temerosos, devido a séculos de perseguições, agressões e mortes causadas pelos “homens brancos”. Mas, após entenderem a importância deste evento, os chefes indígenas resolveram participar. Este momento histórico ocorreu justamente no dia 19 de Abril. Entre várias propostas, este congresso estabeleceu o Dia do Índio nos países do continente. Um dia dedicado ao estudo dos problemas dos povos indígenas atuais pelas escolas.

De acordo com fontes oficiais, o Brasil possui cerca de 560 terras indígenas e aproximadamente 460 mil índios. Dos 206 povos (ou etnias), 70% estão concentrados na Amazônia Legal que engloba seis estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará. E a FUNAI – Fundação Nacional do Índio – também registra 40 povos isolados na Amazônia Ocidental.

De acordo com sua densidade populacional, os maiores povos indígenas do Brasil são Guarani, com 30 mil pessoas; Ticuna, 23 mil; Kaingang, 20 mil; Macuxi, 15 mil; Guajajara, 10 mil e Yanomami, com seus 9.975 integrantes.

Desde o século 16, instrumentos legais definem e apoiam políticas para os índios, com base na legitimidade do direito dos indígenas ao domínio e soberania de suas terras. Afinal, eles já estavam aqui quando o “homem branco” chegou. 




Beijos mil! :-)
Criss



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato