Datas Comemorativas Religião

A beleza dos tapetes de Corpus Christi

junho 04, 2015o¤° SORRISO °¤o



A celebração do Corpus Christi começou no século 13, em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teria tido visões de Jesus Cristo desejando que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.  A data sempre acontece 60 dias após a Páscoa, podendo cair entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

De acordo com a Bíblia, durante a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e seu sangue. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". 

Foi a partir da visão e da cobrança de Jesus que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que mais tarde ficou conhecida como Corpus Christi, quando, em 1264, o papa Urbano 4º consagrou a festa para toda a Igreja.

A celebração do feriado consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Além disso, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

Para confeccionar esses tapetes nas ruas, especialmente feitos para a festa de Corpus Christi, são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios. E os desenhos, nos dias de hoje, não se restringem só à figura de Cristo. É possível encontrar desenhos de flores de diversos tipos e cores, aves, representações de quadros famosos, abstrações e o que a imaginação permitir.


(Fonte Wikipedia)

Montagem dos tapetes:










Tapetes enfeitando as ruas no dia de Corpus Christi:


























 









Beijos mil! :-)
Criss


  Não esqueça de Comentar!  


Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato