criatividade DIY

Patchwork

janeiro 06, 2016o¤° SORRISO °¤o


Você conhece patchwork? Não? E, trabalho com retalhos, você conhece? Aposto que sim. Patchwork nada mais é do que uma técnica de artesanato que une vários tipos de tecidos (retalhos) com uma variedade de formatos, cores e estampas, através de pespontos largos.




As primeiras evidências de patchwork, surgiram no século IX a.C. no Antigo Egito, onde os faraós usavam roupas com técnica similar. Tal técnica foi levada por comerciantes para o Oriente, daí para o que hoje é conhecido como Alemanha e, depois, no século XI, chegou à Inglaterra, sendo utilizada para fazer tapetes e túnicas. Somente no período de Henrique VIII, no século XVI, surgiram os primeiros acolchoados.



O patchwork chegou nos Estados Unidos e Canadá em meados do século XVII. Nessa época, tecidos, agulhas e linhas eram preciosidades passadas de mãe para filha, do mesmo modo como as técnicas utilizadas eram transmitidas através das gerações. Quando em 1851 a patente da máquina de costura caseira chegou, trouxe muito mais agilidade para a execução do patchwork e novos padrões de desenho foram criados. A tradição da arte de quiltar estava dando lugar à modernidade.



Quiltar? Mas o que é quiltar? A arte de quiltar é fazer uma colcha em 3 partes: o topo, um trabalho feito em patchwork; a manta, o preenchimento acolchoado; e o forro, o tecido que fica por baixo e que dá o acabamento à colcha. Ou seja, o Quilt é uma colcha acolchoada feita em patchwork.



A costura realizada para unir essas 3 partes é conhecida como Quilting. Essa costura pode ser reta ou formando desenhos decorativos, feita a mão ou à máquina doméstica normal ou especial ou, se for o caso, industrial de uso exclusivo para esse tipo de trabalho, como a LongArm – máquina de braço longo.






Para quem quiser ingressar no mundo do patchwork e tornar o trabalho mais fácil é melhor adquirir alguns materiais básicos, como: cortador circular, base para corte, régua de acrílico, tesouras, linhas para quilting, tecidos, topos e forros, mantas, alfinetes curvos de segurança, agulhas de máquina para quilting, giz para tecidos, caneta e alfinetes para marcação, stencil e moldes, só para começar.




Atualmente, o patchwork é utilizado em muito mais peças e utensílios do que nas tradicionais colchas, como, almofadas, quadros, bolsas, carteiras, capas de livros, capas de notebook, porta kindle e tudo que sua imaginação permitir. Liberte-se e seja criativo!









Beijos mil! :-)
Criss


  E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog.  
  OK?  




Você Também Vai Curtir

2 brincadeiras

  1. Bom dia Anjinho !!!
    Tudo bem vim dar uma passadinha no seu cantinho .
    E está de carinha nova alegre .
    Acho muito lindo a técnica de Patchwork e sei do trabalho que da em fazer .
    Beijos mil e feliz ano novo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jan.
      Obrigada por aparecer por aqui. É sempre um prazer receber os amigos.
      Beijos mil!

      Excluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato