Datas Comemorativas Religião

Corpus Christi? Que língua é essa?

maio 26, 2016o¤° SORRISO °¤o


 

O que significa Corpus Christi? Corpus Christi é uma expressão em latim que significa Corpo de Cristo. É considerada uma das festas mais importantes da Igreja Católica.

A celebração do Corpo de Cristo é marcada por várias procissões e ruas decoradas com enormes tapetes supercoloridos que abrangem temas da Eucaristia. E é sobre esses tapetes que as procissões conduzindo o Santíssimo Sacramento passam e os fiéis testemunham, adoram e veneram a representação do Corpo de Cristo. 

Tapete na Espanha

Close de tapete criado para a procissão de Corpus Christi
Tapete em Canárias, Espanha
Tapete com corações, destacando o Amor ao Próximo
Tapete em Galicia, Espanha
Artista confeccionando um tapete de rua

Tapete na Itália



Comemorar a Eucaristia é o ato de reconhecimento dos fiéis para relembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A Eucaristia é o sacrifício do corpo e sangue do próprio Jesus que repartiu o pão (atualmente representado pela hóstia) e o vinho com seus apóstolos em sua última refeição. A hóstia como corpo de Cristo que foi oferecido na cruz e o vinho como seu sangue derramado para absolvição da humanidade. 

O corpo e o sangue de Jesus Cristo

Hóstia, o corpo de Cristo

Vinho, o sangue de Cristo


Por que Jesus utilizou pão e vinho? Porque eram os alimentos mais básicos da mesa dos judeus. Tanto ricos quanto pobres. Vale lembrar que a Última Ceia foi a celebração da Páscoa judaica.

A Ceia é um momento de partilha, de comunhão e Jesus se apresenta como o pão que dá vida e o vinho que alegra. “– Tomai e comei. Isto é o meu corpo. Isto é o meu sangue”. 

Pão e Vinho da Eucaristia

"O mistério da comunhão. Onde humano e divino se entrelaçam"


Foi em Antioquia, na Síria (atual Antáquia, Turquia), por volta do ano 110, que o ritual da Ceia recebeu o nome de Eucaristia, afirmando-se como o elemento principal do culto, onde cristãos praticavam a leitura dos textos sagrados.



Quer saber um pouco mais? Clique em Corpus Christi – O Corpo de Cristo que o Brincando Com Arte dá mais detalhes.


Beijos mil! :-)
Criss


  E não se esqueça de dar sua Opinião e Seguir o Blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato