beleza Rio de Janeiro

O Cristo Redentor É Mara!

junho 27, 2016o¤° SORRISO °¤o


Vir ao Rio de Janeiro e não visitar a estátua do Cristo Redentor é como ir a Roma e não ver o Papa. É a mesma coisa. Afinal, o Cristo é o maior símbolo e cartão-postal da cidade carioca e ícone do Brasil. 

E será que tem alguém que nunca ouviu falar do Cristo Redentor? Difícil, né? Ainda mais que, em 2007, o monumento foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Tudo bem que o concurso para escolher as Novas Sete Maravilhas do Mundo foi informal e popular, sem nenhum apoio do órgão responsável, a UNESCO United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (ou em português Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Mas, e daí? 

Polêmicas à parte... por acaso, alguém sabe como foi feita a primeira lista? Aquela das Sete Maravilhas do Mundo Antigo? O que levou Antípatro de Sídon, poeta, escritor e “listeiro” grego, a escolher aqueles monumentos? A UNESCO estava lá dando apoio ao grego? E, digo mais, se a voz do povo é a voz de Deus... A nova lista tá valendo e ponto final. 






Para quem não sabe, a estátua do Cristo Redentor, que está prestes a completar 85 anos de idade, representa Jesus Cristo de braços abertos, eternizando o ato de abençoar, tanto os cariocas, quanto aos que aqui chegam e se encantam com o Rio, numa espécie de Boas-Vindas

O Cristo que está de frente para o Leste, onde estão Jerusalém e a Baía de Guanabara, tem a cabeça levemente inclinada para baixo, a fim de, lá do alto, olhar para seus fiéis. 






O monumento (pedestal e estátua) de 1.145 toneladas está localizado no alto do Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, em Santa Teresa, a 709 metros acima do nível do mar. 

A estátua é feita de pedra-sabão e de concreto armado. E, embora muitas pessoas pensem que ela seja sólida, estão redondamente enganadas: é oca por dentro. Seus 38 metros de altura (8 metros são do pedestal) foram elaborados em estilo art decó. Art decó é um estilo artístico, totalmente decorativo, que surgiu na Europa, nos anos 1920 e se caracteriza por suas linhas circulares ou retas estilizadas, um design abstrato e o uso de formas geométricas. No Rio de Janeiro, além do Cristo Redentor, considerada a maior estátua art decó do mundo, este estilo está presente, também, na Central do Brasil, no Teatro Carlos Gomes, no Cine Pathé e na Igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus, entre outros. 

Começo 

Vamos viajar no tempo e encontrar D. Pedro I, em 1824, que para defender a costa da capital (que naquela época era no Rio de Janeiro), resolveu criar pontos de observação e enviou uma expedição até o cume do morro Corcovado, onde o panorama era (e ainda é) perfeito. Com uma trilha segura e uma vista espetacular, o local, com o tempo, acabou tornando-se um ponto de visitação e lazer. Mais tarde, em 1882, devido à essa grande visitação ao Corcovado, D. Pedro II resolveu construir uma estrada de ferro ligando o Cosme Velho ao Corcovado. Os engenheiros responsáveis pela construção foram Francisco Pereira Passos e João Teixeira Soares. E dois anos mais tarde, em 1884, a Estrada de Ferro do Corcovado foi inaugurada pelo próprio imperador. 

Vista panorâmica de uma Cidade Maravilhosa perdida no tempo

Chapéu de Sol, uma espécie de coreto para os visitantes apreciarem a vista

Em 1910, o Corcovado ganhou a 1ª Estrada de Ferro eletrificada do país


Monumento 

A primeira ideia de erguer um monumento religioso no topo daquela paisagem deslumbrante partiu do padre francês Pierre-Marie Boss que, a princípio, recebeu apoio da Princesa Isabel, filha do Imperador Pedro II. Mas quando a nação se tornou uma República e o Estado se separou da Igreja, seus sonhos rolaram morro abaixo. 

Foi só em 1920 que essa ideia aflorou, novamente. O Círculo Católico do Rio de Janeiro elaborou a Semana do Monumento, um evento para captar doações e assinaturas em apoio a construção da estátua. Foram necessárias duas campanhas de arrecadação de dinheiro, para se obter o total gasto na construção do Cristo Redentor: 2.500 contos de réis. Totalmente pago pelo povo, hoje o valor é uma pechincha equivalente a R$9,5 milhões. 

A obra teve início em 1926 e, após cinco anos, em 12 de outubro de 1931 a estátua foi inaugurada, com a presença do Chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas. Durante a cerimônia, a estátua foi iluminada por holofotes, acionados remotamente por Guglielmo Marconi, pioneiro da rádio de ondas curtas, diretamente de Roma, na Itália, a uma distância de 9.200 quilômetros. Uau!! 

Cristo Redentor

Cristo Redentor ou Cristo do Corcovado


Projeto 

Em 1922, um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas solicitava a construção da estátua do Cristo. Sendo assim, o então presidente Epitácio Pessoa acatou o pedido e doou o topo do Morro do Corcovado para que o monumento fosse construído. O projeto escolhido para a estátua foi do engenheiro Heitor da Silva Costa. A imagem foi desenhada pelo artista plástico Carlos Oswald e projetada pelo artista polonês radicado em Paris Paul Landowski, com o auxílio do escultor romeno Gheorghe Leonida que criou o rosto do Cristo Redentor. As mãos e a cabeça foram moldadas em tamanho real em Paris, na França e trazidas, em partes, para serem remontadas aqui, no Brasil, na estrutura criada em concreto armado pelo engenheiro, também francês, Albert Caquot, para depois ser recoberta por pedra-sabão, material belo, abundante no Brasil (na época), de fácil manuseio e duradouro, bastante resistente à erosão. 

O revestimento da estátua é formado por milhares de triângulos de pedra-sabão, chamados tesselas. A forma triangular utilizada facilitou a modelagem do mosaico. As peças foram fixadas, uma a uma, com cola em pedaços de pano que mediam cerca de 1m X 50cm. Depois, esses pedaços de pano foram fixados na estátua com argamassa e rejuntados. 

Construção do pedestal e armação do Cristo

Cabeça do Cristo já instalada

Carlos Oswald ajudou a redesenhar a estátua em forma de cruz

Paul Landowski

Silva Costa (sentado) e Levy (3º da esquerda para direita)

Detalhe do rosto do Cristo revestido pelas tesselas em forma de triângulo

Cabeça e mãos vieram da França e foram remontadas no Brasil



Oco 

O monumento é totalmente oco, com uma escadaria composta por 12 pavimentos que leva a portas nos braços e na cabeça utilizadas pela equipe de manutenção. A entrada a visitantes é totalmente proibida. A porta de acesso para o interior do Cristo está a 8 metros do solo e para chegar até ela é preciso uma escada bem grandinha, além do funcionário que guarda as chaves da porta. Uma espécie de São Pedro do Corcovado. 

Escadaria interna para alcançar as portas nos braços e cabeça do Cristo

Uma das saídas pelo braço é utilizada pela equipe de manutenção


Coração 

Sim! O Cristo tem coração. Discreto, mas tem. É a representação do Sagrado Coração de Jesus. Medindo 1,30m e localizado bem no meio do peito, logo acima do manto, é a única parte que também foi projetada para o interior da estátua, no 11º andar. E, nele, há um frasco de vidro contendo a árvore genealógica do mestre de obras, Heitor Levy e do engenheiro Pedro Fernandes Viana da Silva, responsáveis pela obra. 

O coração no meio do peito do Cristo Redentor

Detalhe do coração do Cristo

Interior do Cristo com o coração, única parte projetada para dentro da estátua


Visitação 

Para chegar ao Cristo Redentor as melhores opções são o Trem do Corcovado ou a Van. Ir de carro, realmente, não é uma boa ideia, pois o visitante corre o risco de não conseguir estacionar seu carro e ainda ser multado. Aí o passeio perde toda a graça! 

As Vans saem do Largo do Machado, da Praça do Lido, em Copacabana e, também, do Cosme Velho. Já o Trem do Corcovado sai da estação do Cosme Velho e após uma viagem de, mais ou menos, 20 minutos e um percurso de 3.800 metros, que atravessa a maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca, eis que surge o Cristo Redentor. E, se é para fazer o passeio tradicional, tem que pegar o trem. Sem mencionar o fato de que indo de trem, na estação, há lanchonete e loja de souvenirs

É possível comprar ingressos antecipados via Internet ou nos quiosques da Riotur, mas aí a visita é com hora marcada. Se não, os ingressos podem ser adquiridos nos locais de embarque, após enfrentar uma pequena fila. 

Estação do Trem do Corcovado

Interior da Estação do Corcovado

Cafeteria no interior da Estação

Trem do Corcovado

Trem do Corcovado a caminho do monumento

Você está Aqui!

Trem do Corcovado e o Cristo Redentor



Muito mais do que um símbolo religioso, o Cristo Redentor é um símbolo de Paz e parada obrigatória para quem está de visita na capital do Rio de Janeiro! Afinal, é indispensável tirar uma foto de braços abertos bem em frente ao Cristo. Recordação de um passeio inesquecível. E ver, através do mirante panorâmico, a beleza deslumbrante e impactante da Cidade Maravilhosa.  


CURIOSIDADES 

1- A cabeça do Cristo pesa 30 toneladas; 
2- Cada pé da estátua mede 1,35m e equivale a um calçado tamanho 530. É! O Cristo tem pés! E são enooormes!; 
3- Cada mão mede 3,2m; 
4- A estátua do Cristo possui 28 metros de envergadura, ou seja, esta é a medida desde a mão direita até a mão esquerda; 
5- A estátua foi projetada para resistir a ventos de até 250km/h, aguentando, inclusive, um furacão de categoria 5 (!); 
6- A cabeça é composta por 50 peças e as mãos, por 8, todas numeradas e separadas para serem remontadas adequadamente em solo brasileiro; 
7- Um projeto anterior para a estátua incluía uma cruz e um Jesus segurando um globo nas mãos. Apelidado de Cristo da Bola, não teve a aceitação popular; 
8- Enquanto colavam as tesselas (peças de mosaico em pedra-sabão) em pedaços de pano, as senhoras responsáveis pelo serviço escreveram os nomes de seus familiares no verso dessas peças de pedra-sabão; 
9- No pedestal de 8 metros, encontra-se a Capela de Nossa Senhora Aparecida que funciona desde 2006, com capacidade para 23 pessoas sentadas; 
10- A inauguração do monumento aconteceu no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida, um ano após ser proclamada a Padroeira do Brasil, o que aconteceu em 16 de julho de 1930; 
11- Passando pelos braços e a cabeça do Cristo existe uma rede de para-raios, pois, com a altitude, a estátua sofre muito com a ação das chuvas e das descargas elétricas; 
12- Em suas mãos não foram esquecidas as marcas da crucificação. Haja detalhe!

O Cristo Redentor é atingido na mão por um raio durante tempestade

Uma rede de para-raios protege o Cristo das descargas elétricas

Detalhe: a marca da crucificação

O Cristo tem pés tamanho 530

Cristo da Bola, um projeto anterior




RÉPLICAS DO CRISTO REDENTOR PELO MUNDO AFORA 


Almada - Portugal
Cuzco - Peru
Cochabamba - Bolívia


   Puerto Plata - Rep. Dominicana
Maratea - Itália
Pilatus - Suiça


Torreón - México

Cali - Colômbia

Swiebodzin - Polônia


Lima - Peru

Gozo - Austrália

Colon - Panamá


Angola

Ilha da Madeira - Portugal

Manado - Indonésia




Dili - Timor Leste

Vietnã

Palencia - Espanha

   Palencia - Espanha (rosto)




Para mais curiosidades e informações é só conferir o site oficial



Beijos mil! :-)







Você Também Vai Curtir

2 brincadeiras

  1. Olá! São tantos detalhes da Estátua do Cristo Redentor que nem imaginava. Nem que na época de D. Pedro o morro do Corcovado já era um ponto de observação! Infelizmente , os proprios Cariocas não costumam visitar este ponto turístico. Eu mesma fui apenas 2 vezes, a primeira qdo criança e a 2a, quando jovem. Bota tempo nisso! Rss...
    Bjs, Mary.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary.
      Eu também fui umas 2 vezes, uma de carro e outra de trem. Não sei nem se tenho alguma foto.
      Mas, com certeza, o Cristo Redentor é espetacular, e a vista do Rio, lá do alto, estupenda!

      Beijos mil! :-)

      Excluir

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato