Mês da Mulher

Carol Shaw Atacou O Mundo Dos Games

março 08, 2017o¤° SORRISO °¤o


Durante o Mês da Mulher, o Blog Brincando Com Arte vai homenagear as mulheres que fazem parte de um mundo basicamente dominado por homens: o mundo “geek” dos Videogames

E como representante oficial deste mês aqui no blog, nada mais nada menos do que uma mulher que protagonizou uma das mais sensacionais franquias dos games, a icônica Lara Croft (eta mulher porreta! Hahaha!), da saga Tomb Raider

Lara Croft, personagem principal da saga de jogos Tom Raider, é a representante do Mês da Mulher aqui do Blog BCArte 


Dizer que as mulheres não gostam de jogar videogames é a mais pura balela. E não estou falando de jogos casuais, tipo aqueles do Facebook, falo de jogos como The Witcher, Assassin´s Creed, Need For Speed, Skyrim, Darksiders, God Of War e por aí vai. Não só gostamos como, também, algumas mulheres fizeram história na indústria dos games, e continuam fazendo! As mulheres vêm se destacando cada vez mais dentro deste mundo tão machista, tanto como protagonistas dos jogos, como desenvolvedoras deles. 

Carol Shaw posa com o box de River Raid em 28 de novembro de 1982

Tradução: "Quando eu estava na escola secundária e no colegial, eu era boa em matemática. Eu entrei em um monte de concursos de matemática e ganhei prêmios. Claro, as pessoas diriam: ‘Nossa, você é boa em matemática –  para uma menina.’ Isso era meio irritante. Por que as meninas não deveriam ser boas em matemática?" 


Vamos dar uma voltinha no tempo. Vamos para 1978, na empresa Atari, uma das responsáveis por popularizar o videogame, quando uma mulher chamada Carol Shaw se tornou a primeira mulher a programar e desenvolver um videogame, o 3D Tic-Tac-Toe, para Atari 2600. Um simples jogo da velha que abriu muitas portas para as mulheres na indústria de desenvolvimento de jogos. 

Capa do jogo 3D Tic-Tac-Toe 

Cena do jogo 3D Tic-Tac-Toe


Após deixar a Atari em 1980, Carol se juntou a equipe da empresa desenvolvedora e distribuidora de jogos eletrônicos Activision, em 1982, ano em que ela se imortalizou ao ser a programadora do jogo River Raid (tudo de bom!), um clássico dos clássicos dos jogos para a plataforma Atari. O jogo, que inovou no gênero “tiro”, foi uma revolução na tecnologia com a geração procedural de conteúdo, ou seja, com o conjunto de algoritmos que possibilitava criar uma grande quantidade de conteúdo em arquivos muito pequenos. O que permitia que pequenos desenvolvedores ou desenvolvedores independentes criassem (e ainda criem) produtos – os jogos –, mais viáveis e mais completos. 

River Raid - Capa do jogo

Cena do Jogo River Raid 

Mais uma cena do Jogo River Raid 



Essa evolução permitiu que cada fase de River Raid fosse diferente da anterior, alterando, aleatoriamente, o comportamento dos inimigos, dos itens e dos objetos do cenário. Muitas maravilhas dos games de hoje começaram com Carol e seu famoso River Raid. Virou Mito! 

Carol Shaw exibindo seus prêmios por River Raid
Activision Logotipo

Atari Logotipo

Atari 2600 na caixa e com o jogo "Space Invaders" - OBA!!

Atari 2600


Em 1990, apenas 8 anos após o enorme sucesso de sua criação – River Raid –, Carol se aposentou prematuramente, deixando o mundo dos games para trás (será?). Hoje, como filha que é do Vale do Silício, mora na Califórnia e realiza trabalhos voluntários em organizações e instituições focadas em tecnologias futuras transformadoras. 


Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  


Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato