Mês da Mulher

A Maja Nua, Um Marco Na História Da Arte

março 22, 2018o¤° SORRISO °¤o


Estou aqui de novo para dar sequência às comemorações do Mês da Mulher, no BCArte, falando sobre as pinturas com mulheres que se tornaram famosas e inesquecíveis. 

Escolhi falar de uma obra de arte de uma beleza genuína e espetacular que figura em todas as listas de pinturas da História da Arte. Hoje é dia de A Maja Nua, obra de Francisco de Goya

La Maja Desnuda Ou A Maja Nua 

A Maja Nua ou La Maja Desnuda, seu nome em espanhol, é uma das mais importantes obras de Goya e é um óleo sobre tela que mede 98 x 191cm, pintada entre os anos 1790 e 1800. No início era chamada de “Gitana”, ou seja, “Cigana”, pois era assim que estava no inventário de Godoy, seu proprietário. 

Deusas mitológicas eram vistas em nus até então, mas a Maja não era uma deusa, era uma mulher de verdade, de carne e osso, deitada sobre lençóis bordados e desarranjados com dois almofadões feitos de seda e dispostos numa otomana (um tipo de sofá) de veludo verde onde ela se recostava. 

Maja era uma mulher espanhola reconhecida pelo seu porte, suas ações, o modo como se vestia e o seu comportamento liberal. 


"La Maja Desnuda" ou "A Maja Nua", obra de Francisco de Goya 


A obra é uma exaltação à vida e à real beleza feminina consciente de suas formas e satisfeita com as reações que desperta. 

Sombras E Cores 

A Maja é totalmente abraçada pela luz que irrompe de seu belo corpo nu, encontrando-se deitada e serena, destacando sombras que surgem em lugares secretos, ressaltando as formas e provocando desejos. E sua atitude demonstra isso! E essa é a única iluminação da pintura. 

O fundo verde escuro do sofá, que parece flutuar, realça o branco das almofadas e dos lençóis, além da pele alva da própria modelo de cabelos escuros cacheados e de olhos negros que ilumina toda a tela. 

Olhos 

Seu olhar direto e cheio de intenções persegue seu admirador e parece afrontá-lo, exigindo que olhe para suas formas. Sua aparência expressa naturalidade e seu olhar, juntamente com seu sorriso maroto, reclamam por mais atenção.  

Braços Sob A Cabeça 

O que surpreende neste quadro é, justamente, os braços que não encobrem nada, nem seios e muito menos sua “intimidade”. 

Reclinada no sofá com os braços cruzados no alto e sob a cabeça, de forma provocante e provocativa, a Maja olha diretamente para os seus entusiastas com um sorriso delicado e totalmente sugestivo, sem pudores ou qualquer intenção de esconder sua nudez. 


A obra "La Maja Desnuda", de Goya inspirou Pablo Picasso a pintar sua "Mujer Con Gato


Púbis, Nua E Crua! 

Atente para o detalhe que Goya pintou os pelos pubianos de sua bela modelo. Fato inédito nas pinturas até então. Referência por seu pioneirismo. O que quase custou caro. 

A Inquisição Quer Saber 

La Maja Desnuda foi a causa de Goya ser chamado pela Inquisição Espanhola para explicar tal afronta que era a sua pintura “obscena e imoral”, segundo os inquisidores. Mesmo após 15 anos de concluída a sua pintura, os inquisidores queriam saber quem eram o mecenas e a modelo daquela pintura indecorosa. Nunca um nu tinha dado tanto o que falar. 

Mas tudo foi esquecido, graças à intervenção de amigos bem colocados no governo ou na igreja como o cardeal D. Luis María de Borbón y Vallabriga. Goya não sofreu nenhum tipo de implicações, mas sua Maja ficou fora das vistas do público até o início do século XX. Vida que segue, ufa. 

Maja Nua E Maja Vestida 

Em 1808 o artista terminou de pintar A Maja Vestida, sua versão mais conservadora para A Maja Nua


"A Maja Vestida" é a mesma modelo que posou para Goya realizar sua "A Maja Nua


As mulheres das duas pinturas são a mesma pessoa. Retratada de corpo inteiro, nua ou vestida, ela exibe sua formosura placidamente deitada na otomana, olhando fixamente para seu admirador. 

As Majas eram propriedade de Manuel de Godoy. A Maja Vestida ficava pendurada sobre A Maja Nua e quando um dispositivo era acionado, o último quadro tornava-se visível. 

Desde o início do século XX, as duas Majas encontram-se no Museu do Prado, na Espanha. Elas estão expostas uma ao lado da outra. 

As Modelos  

E lá vamos nós para a pergunta mais comum na História da Arte: Quem era A Maja Nua? 

1- A partir de 1843, acredita-se que a musa de Goya teria sido a Duquesa de AlbaMaría del Pilar Teresa Cayetana de Silva Álvarez de Toledo y Silva-Bazán. Que nome pequenininho, hahahahahahaha! 
Uma mulher bonita, inteligente e poderosa que era amiga íntima de Goya. Um relacionamento que gerou intriga e controvérsia. Muitos julgam que os dois eram amantes. 

2- Uma hipótese que surgiu em 1870 é que a modelo seria a andaluza Pepita Tudó, amante do Primeiro-Ministro Godoy, com quem acabou se casando. 

Talvez nunca saberemos ao certo se Goya retratou a duquesa ou a andaluza, mas acredita-se que o quadro foi uma encomenda de Manuel Godoy, primeiro-ministro do rei espanhol Carlos IV, então... 


"A Maja Vestida" é exibida ao lado de "A Maja Nua", no Museu do Prado, na Espanha 


E de acordo com radiografias feitas em 1945, A Maja Nua foi pintada de uma só vez, sem alterações no corpo ou no rosto. O que descarta qualquer rumor de que Goya teria modificado detalhes do rosto de sua obra para que não reconhecessem a modelo. 

Um Pouco Sobre Francisco De Goya  

Francisco José de Goya y Lucientes ou Francisco de Goya foi um famoso pintor espanhol. Nasceu em Fuendetodos, Espanha, em 30 de março de 1746. Pintor dos horrores da guerra e das assombrações do mundo e dos homens, até hoje, ele é considerado um dos maiores mestres da pintura espanhola

Goya iniciou sua carreira aos 13 anos de idade. Aprendeu o ofício por meio da observação e imitação, copiando pinturas de artistas famosos nos quais se inspirava. Aos 17 anos foi morar em Madrid e em 1763 e 1766 fez várias tentativas para ingressar na Academia de Belas Artes de Madrid, mas foi rejeitado. Em 1770, foi para a Itália e obteve uma menção honrosa num concurso da Academia de Belas Artes de Parma, seu primeiro êxito. 


"Autorretrato", Goya pintado em 1815 


Em 1771, retornou a Espanha e casou-se com Josefa Bayeu, com a qual teve muitos filhos, embora apenas um tivesse sobrevivido até a fase adulta. 

Em suas belas obras, Goya retratou vários temas como mitologia, religião, guerras, irracionalidade, apocalipse, homens e mulheres, e também deuses, chacais, demônios e feiticeiras evidenciando uma mente criativa e inquieta. Suas pinturas, ricas em contradições, expressavam vários tipos de emoções: alegria, dor, êxtase, medo, felicidade, sofrimento, solidariedade, angústia e compaixão. O obsceno é dissecado e o erótico, desvendado. 

Com uma disposição sombria, ele ficou ainda mais perturbado quando aos 75 anos de idade (em 1792) ele perdeu completamente a audição devido à uma severa enfermidade, a qual também lhe paralisou temporariamente alguns movimentos, além de ainda causar-lhe uma cegueira parcial. A doença misteriosa foi causada por envenenamento por chumbo devido ao uso excessivo de tinta branca

Abalado, Goya passou a expressar em suas obras o grotesco e o sobrenatural, e o mortal e o mórbido. Ganhou fama no meio artístico de Madrid e ficou conhecido como “Goya, o Turbulento” ou o “Shakespeare do pincel”. 

Em 16 de abril de 1828, após uma parada cardíaca, Goya faleceu em Bordeaux, na França, aos 82 anos. 

A Maja Na Telona 

Talvez você queira saber um pouquinho mais sobre a vida de Francisco de Goya, então assista o filme online, clicando em A Maja Nua – O Grande Amor de Goya

É um filme de 1958, uma coprodução franco-italiana com direção de Henry Koster. O longa está dublado e no elenco estão a belíssima Ava Gardner e Anthony Franciosa. 

Segundo a sinopse “este filme é um épico de amor, traição e triunfo artístico, ambientado na revolução espanhola, marcada pelo caos social”. Então... Vale a pena assistir, mesmo que por curiosidade. 


Uma brincadeira: "A Maja Vestida Depois De Goya", de Kristyna Milde, 2008 

Uma brincadeira: "A Maja Nua Depois De Goya", de Kristyna Milde, 2008 



Beijos mil! :-) 
Criss 


  E não se esqueça de Comentar e Seguir o Blog. OK?  



Você Também Vai Curtir

0 brincadeiras

»☻ Valeu por seu Comentário ☻«

“Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... ou toca ou não toca.”
Clarice Lispector


Posts Populares

Instagram

Formulário de contato